Vote no tema da Semana do Caminhar 2024! [Por onde andamos em Janeiro]

Instituto Caminhabilidade
6 min readFeb 8, 2024

--

📍 Começamos a planejar a 8ª edição da Semana do Caminhar e conversamos com as gestões públicas sobre projetos de caminhabilidade nas cidades!

Vote no tema da Semana do Caminhar 2024!

Neste ano, viemos mais cedo anunciar as datas da 8ª edição da Semana do Caminhar 2024! Nosso objetivo é que nós e nossas parceiras possam se organizar para construirmos uma Semana cheia de atividades e conhecimento. Nossa primeira missão é escolher o tema!

VOTE AQUI ATÉ O DIA 29/02

Os temas propostos são:

  1. Como caminhar com o clima instável?: Abordar a relação entre mudanças climáticas e caminhabilidade, destacando a construção de cidades caminháveis e espaços naturais — como orlas, ambientes com água e refúgios urbanos — como formas tangíveis de enfrentar a crise climática, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor nas ruas.
  2. Caminhabilidade na cidade toda — Periferias a pé: Discutir a descentralização das ações para a caminhabilidade, propondo soluções nas periferias e abordando os desafios no desenho das ruas. Enfatizar a criação de novas centralidades, conectividade à cidade inteira e a importância da intermodalidade acessível, incluindo a defesa de políticas como a tarifa zero.
  3. Caminhar e Gênero — O direito feminino de caminhar na cidade: Refletir sobre a relação entre o deslocamento de mulheres e meninas e o ato de caminhar na cidade. Abordar a falta de representatividade na participação social e em cargos de liderança, e como isso contribui para cidades desiguais. Destacar as violências enfrentadas por mulheres e a necessidade de soluções acolhedoras e representativas.

Contamos com o seu apoio! Logo mais abriremos um formulário para parcerias, atividades e ideias para promovermos juntas a Semana do Caminhar.

1ª Encontro Virtual Rede Cidade Caminhável — “Planos de Bairro e Rotas Prioritárias para Caminhar”

Fizemos o 1º encontro virtual da Rede Cidade Caminhável, que tem como objetivo incentivar trocas de conhecimentos e experiências entre cidades dos projetos inscritos no Prêmio Cidade Caminhável de 2021 e 2023.

O tema foi “Planos de Bairro e Rotas Prioritárias para Caminhar”. Raína de Menezes e Natália Gameiro, arquitetas e urbanistas da Prefeitura de Campo Grande, apresentaram o “Plano Municipal de Rotas Acessíveis/Projeto Piloto Coophavila II”, e Alissandra Bernardini e Sylvia Angelini, arquiteta e urbanista e Diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, o “Plano de Bairro Novo Horizonte e Região”.

Destaques de ambos projetos:

- Rotas de 10 km e 21 km, respectivamente, de requalificação do caminho a pé pela prefeitura para além de calçadas, criando melhores condições de caminhar com vegetação e mobiliários

- Rotas para conectar equipamentos importantes nos bairros e transporte público

- Realização dos projetos em bairros periféricos, com foco em populações vulnerabilizadas, como a primeira infância no caso de Jundiaí, e idosos e PCDs no caso de Campo Grande

- Criação de comitês intersecretariais para engajar diversos setores municipais

- Participação da população, que contribuiu com conselhos e comitês e também consulta pública em escolas, em Jundiaí, e centros de idosos, em Campo Grande

- Soluções pensadas no meio ambiente, como vegetação e pisos permeáveis para criar microclimas caminháveis

Foi uma troca muito inspiradora e participaram mais de 20 pessoas de diversas cidades do Brasil! Para saber mais dos projetos acesse o mapa de projetos no site premiocidadecaminhavel.org.

Conheça o projeto de Jundiaí no vídeo disponível no Youtube do Instituto Caminhabilidade e no podcast Cidades Caminháveis.

Participamos de bate-papo “A luta pelo espaço — Mobilidade Humana” no Sesc Avenida Paulista, como parte do Sesc Verão

Para começar o ano bem, a Diretora Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, conversou com Reynaldo Neto, do WRI Brasil, sobre uso e desenho das ruas. Ambos abordaram a possibilidade de abrir ruas, criar calçadões, e de desenvolver ruas compartilhadas e ruas completas.

A plateia contou com crianças e adultos e houve muita interação! Uma das participantes, de cerca de 5 anos, respondeu rapidamente “AS RUAS” quando Leticia perguntou “Qual o principal espaço público nas cidades?”, o que nos dá muita esperança de que as novas gerações sejam agentes de transformação das ruas.

Entrevistas para a consultoria para o Plano do Centro do Recife

Em janeiro, demos continuidade ao diagnóstico das percepções e das condições de caminhabilidade com perspectiva de gênero e raça no centro do Recife. Para isso, entrevistamos três mulheres com diferentes papéis e relações com o território. Agora, daremos início à etapa de formulação de recomendações e soluções para que o Plano do Centro do Recife seja caminhável e amigável para mulheres e meninas, principalmente negras e indígenas.

Este projeto é uma consultoria para a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). Gostaria de incluir essa perspectiva no seu projeto? Fala com a gente!

Estudos de outros países para o Plano Nacional de Caminhabilidade

Neste mês, nos reunimos com a equipe da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB) do Ministério das Cidades para fechar o nosso cronograma de entregas para a construção do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que estamos colaborando através de uma cooperação com o ministério, focada nas estratégias de mobilidade a pé e caminhabilidade. Na primeira etapa, que vai até abril, estamos analisando estratégias de mobilidade a pé de outros países do mundo e iremos levantar como se estruturam melhores práticas e fazer uma publicação. Fique ligada!

Entrevistas sobre Ruas Abertas para o Bom Dia SP, da TV Globo

Falamos sobre a abertura da Avenida São João aos domingos para as pessoas, que está com consulta pública aberta pela Prefeitura de São Paulo. A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, explicou como é necessário mais do que apenas isolar a área com cones.

“Atividades culturais, comunicar os grupos no entorno que agora podem usar aquele espaço para fazer as suas atividades, dialogar com os comércios para eles entenderem que aquele é um dia que também podem funcionar”, Leticia Sabino para o Bom Dia SP.

Assista AQUI!

No dia 21 de janeiro, foi feito um teste na Avenida São João. A ideia é abrir um corredor de 1,5 km entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú, conectando equipamentos de cultura como a Galeria do Rock e Praça das Artes. Nós, do Instituto Caminhabilidade, mobilizamos a criação da Paulista Aberta há 8 anos. No ano passado, fizemos observação de fluxos para embasar a abertura de algumas ruas da Liberdade, o que já está acontecendo. Responda AQUI à consulta pública e apoie mais esse espaço de ruas abertas.

Post “Vou a pé, porque só quem caminha…”

Entramos na trend e pedimos para as nossas seguidoras escolherem 5 motivos preferidos para caminhar nas cidades. Nós queríamos escolher todos, porque caminhar é muito bom (mesmo com todos os seus problemas) e, com certeza, o jeito mais democrático, saudável e divertido de se deslocar! Acesse AQUI e confira os comentários!

VEM AÍ

Vamos curtir o Carnaval ocupando as ruas e os cortejos por aí!

  • Celebrar o carnaval é celebrar o direito às ruas! O carnaval é um exercício do direito à cidade, um momento de transformação e adaptação dos espaços públicos construídos pelas pessoas. Por isso, aproveitem para caminhar muito e curtir essa festa que promove a acessibilidade, diversão, democracia, dinamismo, inclusão e CAMINHABILIDADE!

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática