Semana do Caminhar 2023: Como construir Cidades de 15 Minutos? [Por onde andamos em agosto]

Instituto Caminhabilidade
9 min readSep 14, 2023

--

📍 Em agosto, realizamos a “Semana do Caminhar: Cidades de 15 Minutos” junto a organizações em todas as regiões do país, e vimos nossos projetos repercutirem bastante na mídia!

Realizamos a “Semana do Caminhar: Cidades de 15 Minutos”

A sétima edição da Semana do Caminhar reuniu 31 organizações e engajou milhares de pessoas!

A Semana do Caminhar é um evento nacional, articulado pelo Instituto Caminhabilidade, que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar — a forma de deslocamento mais praticada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção para a maneira mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada e promovida nas nossas cidades. O evento acontece todos os anos e inclui o Dia Mundial do Pedestre, comemorado no dia 8 de agosto.

A Semana do Caminhar é realizada desde 2017 e acontece em três eixos:

ATIVIDADES — CONCURSO — DESAFIO

Neste ano, o evento foi de 06 a 12 de agosto, e teve como tema “Cidades de 15 Minutos”, que discutiu e pensou sobre a questão da proximidade no caminhar e como desenvolver cidades em que seja possível acessar serviços, direitos e comércios a 15 minutos a pé e de bicicleta.

“Primeiro, o ritmo da cidade deve acompanhar os seres humanos e não os carros. Segundo, cada metro quadrado deve ter muitos objetivos diferentes. Por fim, os bairros devem ser projetados para podermos viver, trabalhar e prosperar neles, sem termos de estar sempre indo para um local diferente”, Carlos Moreno, urbanista criador do conceito “Cidade em 15 minutos”.

Em 2023, tivemos parceiras de 31 organizações de 9 cidades — em todas as regiões do país — promovendo 20 atividades: 3 caminhadas/passeios, 5 oficinas/desafios, 4 ocupações do espaço público, 4 lives, 2 exposições e 2 palestras/debates. Mais de 400 pessoas participaram e mais de 260 mil foram alcançadas!

Veja algumas fotos das atividades:

Em Brasília, as organizações Brasília para Pessoas, Andar a pé, Rodas da Paz, Ciclovia Ativa e a Associação de Moradores da Asa Sul (AMO 700 Sul), se reuniram no Eixão do Lazer para a abertura da SdC 2023.

As organizações Coletivo Massapê e Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) instalaram nove placas de sinalização em pontos estratégicos do bairro Santo Amaro, no Recife, indicando rotas que podem ser percorridas em no máximo 15 minutos.

O Instituto Ecobairro Brasil promoveu uma Caça aos Tesouros em 15 minutos em São Paulo, no bairro Vila Mariana, começando no Planeta Inseto e terminando na Praça Pablo Garcia Cantero, na Vila Mariana.

A organização Pequeno Colecionador, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, realizou oficina em homenagem ao Dia Mundial do Pedestre, focando em pensar de forma lúdica como nos deslocamos na cidade, experimentando diferentes movimentos do corpo e criando desenhos de dispositivos de locomoção.

Para enriquecer o debate e refletir sobre a construção das cidades de 15 minutos, o Instituto Caminhabilidade produziu materiais diversos para as redes sociais

Desafio #15MinutosaPé

Lançamos o desafio #15minutos a pé, em que convidamos as organizações parceiras da Semana do Caminhar a fazer fotos e vídeos mostrando quais serviços essenciais encontram a 15 minutos a pé de onde moram.

O engajamento foi ótimo e resultou em vídeos de diversos bairros de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, que mostram as diferenças de proximidade e acessibilidade das regiões. Acesse nosso Instagram e assista aos vídeos!

Podcast “Cidades de 15 Minutos”

Realizamos uma série de 4 episódios que foram publicados no canal “Cidades Caminháveis”. No primeiro episódio, foram feitas entrevistas com parceiras da Semana do Caminhar e, nos outros 3, com Dino Buzzi, da prefeitura de Buenos Aires, e Juan Carlos Bohorquez, da prefeitura de Bogotá. Clique para escutar:

Publicações informativas

Fizemos uma série de publicações com dados da pesquisa “Cidades de 15 minutos: caminhar nas cidades brasileiras”, realizada durante a pandemia pelo Instituto Caminhabilidade em parceria com a MindMiners, que entrevistou pessoas para entender como elas se deslocam nas cidades brasileiras.

Também publicamos cards que mostram comparativos de 15 minutos a pé entre bairros de Belo Horizonte e Fortaleza, para mostrar como as tipologias das quadras influenciam muito nas distâncias e nos serviços que as pessoas acessam a pé.

Semana do Caminhar por aí

Além disso, a Semana do Caminhar deu outros passos por aí! Houve publicações na mídia e desdobramentos de organizações parceiras.

  • IABSP — Cidades de 15 Minutos: Semana do Caminhar 2023 discute proximidade e acesso nas cidades; confira
  • CicloVivo — Semana do Caminhar discute mobilidade nas cidades brasileiras
  • Mobilize — Semana do Caminhar: em pauta, as “Cidades de 15 Minutos”
  • Jornal de Brasília — MPDFT discute sobre segurança e melhorias na mobilidade de pedestres

Confira o balanço final da Semana do Caminhar 2023 clicando AQUI. Você acompanhou a Semana? Nos diga o que achou nas redes sociais!

Instalamos placas de sinalização no Parque Linear Bruno Covas Novo Rio Pinheiros

Durante a Semana do Caminhar, por meio do Lab Rio Pinheiros, instalamos as placas de entorno nos acessos do Parque Linear Bruno Covas Novo Rio Pinheiros em São Paulo. A sinalização indica para quem está na Ponte ou dentro do Parque os equipamentos a 30 minutos a pé da Ponte Cidade Jardim e da Ponte Laguna, e também o tempo médio de bicicleta. Clique AQUI para ver mais fotos!

A pesquisa, mapas e design levaram meses de elaboração, e tiveram a parceria gráfica do estúdio Daó e Granular

Fizemos sinalização na Praça Roosevelt, em São Paulo

Também fizemos sinalização na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, para quem caminha por lá, com a direção e distância a pé até equipamentos culturais, parques e serviços!

Foram cinco placas espalhadas em pontos diversos da praça que, apesar de ter uma circulação grande de pessoas e conectar várias ruas e atividades importantes, ainda não conta com um sistema de informação focado em quem caminha. Confira abaixo e já nos siga no TikTok!

Realizamos live junto ao CPF Sesc sobre Cidades de 15 Minutos

O bate-papo contou com Leticia Sabino e Gabriela Massuda, Diretora Presidente e Analista de Projetos do Instituto Caminhabilidade, Marcella Arruda, presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você e Julia Savaglia Anversa, educadora no apē — estudos em mobilidade.

Foram apontadas possibilidades de como desenvolver cidades em que a proximidade seja ponto central, e foram trazidos exemplos no Brasil e em outros países de projetos para melhorar a caminhabilidade. Assista:

Participamos de bate-papo sobre os perigos da carrocracia nas cidades

Leticia Sabino, Diretora Presidente do Instituto Caminhabilidade, conversou com a arquiteta e escritora Joice Berth e o secretário de transportes da cidade de Campinas (SP), Fernando Caires. sobre como o caminhar ainda é negligenciado nas cidades brasileiras, desde o ponto de vista de política pública até cultural. Eles também falaram como essa predominância dos carros no planejamento das cidades oprime as pessoas, principalmente mulheres pretas e perifericas.

A mediação foi de Marianne Wenzel, e o evento foi organizado pelo Esquina, na sede da Comunitas, em São Paulo.

Publicamos o relatório Análises de Fluxos e Usos Ruas Abertas Liberdade

Na última news, falamos sobre as análises de fluxos que fizemos no bairro da Liberdade, em São Paulo, para a Prefeitura de São Paulo avaliar o projeto Ruas Abertas — Liberdade, que propõe, na primeira fase, abrir trechos para pedestres aos domingos e feriados. Em agosto, publicamos o relatório, que apresenta a metodologia utilizada e os resultados. Acesse AQUI.

Demos entrevista para a revista Casa e Jardim sobre Cidades de 15 Minutos

A Diretora Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, participou de reportagem da revista Casa e Jardim sobre Cidades de 15 Minutos, tema da Semana do Caminhar 2023.

A matéria explica o que é o conceito, quais são os benefícios e como podemos construir cidades de 15 minutos. Além disso, debate que, no Brasil, essa transformação deveria ter como ponto de partida as periferias, já que elas ocupam a maior parte dos territórios e são onde as pessoas se deslocam por mais tempo — e com pior qualidade.

“Para a Diretora Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, o projeto deveria começar em capitais já bem estabelecidas. Isso porque, segundo ela, temos nessas cidades dois cenários importantes: o primeiro é quanto a diversidade de pessoas, uso, comércio, equipamentos e direitos. ‘Então, é uma questão de redistribuir esses equipamentos e aproximar as pessoas de áreas favorecidas’,” diz a reportagem.

Leia AQUI.

Publicamos reportagem no Caos Planejado sobre os problemas de acessibilidade para quem chega a pé no Parque Linear Bruno Covas Novo Rio Pinheiros

A matéria fala sobre a inacessibilidade para chegar ao parque caminhando, constatada no estudo e nas oficinas participativas feitas, em parceria com o Metrópole 1:1, com as mulheres e crianças das comunidades da Peinha, Jardim Panorama e Real Parque. As atividades, feitas durante o projeto Caminhando Juntas, analisaram os trajetos a pé até as pontes mais próximas, onde é urgente que se criem entradas seguras e acessíveis para que mais pessoas possam desfrutar do parque. Confira AQUI.

Publicamos coluna no Caos Planejado sobre o que se acessa em 15 minutos a pé nas cidades brasileiras

Falamos sobre a pesquisa “Cidades de 15 minutos — caminhar nas cidades brasileiras” e como as distâncias e a segregação socioespacial se impõem como barreiras que limitam o acesso a necessidades básicas, comprometendo a qualidade de vida e ampliando desigualdades. Dentro disso, trouxemos o conceito das cidades de 15 minutos, que buscam diminuir esses tempos de deslocamento, e como essas políticas de proximidade estão sendo implementadas no Brasil e em outros países. Leia na íntegra AQUI.

VEM AÍ

Vídeos Prêmio Cidade Caminhável

Iremos publicar os vídeos dos projetos vencedores do Prêmio Cidade Caminhável, que foram: Rua da Gente, do município de Benevides, no Pará (categoria Cidades Pequenas); Projeto Plano de Bairro Novo Horizonte e Região, do município de Jundiaí, São Paulo (Cidades Médias); e Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra) de Fortaleza, capital do Ceará (Cidades Grandes). A realização do mini webdocumentário é uma das premiações do concurso, e tem como objetivo o registro e valorização das cidades. Assista aos vídeos de 2021 AQUI e acompanhe nossas redes sociais para conferir quando forem publicados os de 2023!

Participação no Mobifilm

O 5º Festival de filmes sobre mobilidade, o Mobifilm, iniciou nesta quarta-feira (13) e segue até domingo (17), na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (SP). O Instituto Caminhabilidade foi classificado com duas produções: Caminhando Juntas Rio Pinheiros e Prêmio Cidade Caminhável. Ambos serão exibidos na sexta-feira (15), no Auditório Faculdade da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Rua General Jardim, 522 Vila Buarque), sendo o Caminhando Juntas às 16h (Sessão 02) e o Prêmio Cidade Caminhável às 18h (Sessão 03). A entrada é gratuita. No domingo, às 19h, também estaremos presentes para a premiação e o encerramento do festival. Veja a programação completa no SITE.

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática