Por Onde Andamos em Novembro

Instituto Caminhabilidade
10 min readDec 8, 2022

No mês da Consciência Negra, avançamos na construção de cidades mais equitativas e justas com projetos participativos

Realizamos as oficinas do projeto Caminhando Juntas

Primeira oficina do projeto Caminhando Juntas com as mulheres da Peinha (Fotos: Produtora do Corre).

Realizamos as oficinas participativas com as mulheres das comunidades Peinha, Real Parque e Jardim Panorama, que ficam no entorno do Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros, nos dias 5, 19, 26 de novembro e 3 de dezembro.

Cada território se engaja no ciclo com dois encontros: no primeiro realizamos formação e diálogo sobre como as condições de caminhabilidade, mudanças climáticas e violência de gênero afetam as vidas das mulheres e sobre urbanismo feminista, direito à cidade e incidência política, para que reivindiquem o direito a caminhar em segurança e com conforto, à natureza, ar limpo e participação na transformação das cidades. Também fomos para a rua aplicar o Índice Cidadão de Caminhabilidade — metodologia de nossa autoria participativa — no trajeto das comunidades até o potencial acesso mais próximo ao Parque. No segundo encontro construímos soluções coletivamente, com base no que foi diagnosticado pelas participantes no primeiro.

Oficinas do projeto Caminhando Juntas com as mulheres do Real Parque e Jardim Panorama (Fotos: SampaPé! e Metrópole 1:1).

As moradoras da Peinha estão a uma caminhada de 5 minutos da Ponte João Dias, enquanto as moradoras do Real Parque e Jardim Panorama estão a 15 minutos de distância a pé da Ponte Morumbi. Ambos são locais de potencial acesso ao parque mas, por insegurança viária, prioridade dos veículos e falta de entradas, não é possível chegar! Por isso, o objetivo é que as mulheres apresentem, no próximo ano, as suas demandas ao poder público e à concessionária que está desenvolvendo o Parque.

Confira mais fotos e vídeos das oficinas feitas pela Produtora do Corre e pela parceira de mediação Metrópole 1:1 nas nossas redes sociais!

Esse projeto foi contemplado pelo edital “Mulheres Liderando a Ação Climática”, da Embaixada da França no Brasil e do Fundo Casa Socioambiental, por meio da Aliança GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action), e faz parte dos desdobramentos do Laboratório Rio Pinheiros.

Lançamos o podcast e a revista Clima e Caminhabilidade

Para evidenciar a relação entre mudanças climáticas e mobilidade, e a urgência de protagonismo das mulheres para desenvolver cidades mais sustentáveis e justas, produzimos o podcast e a revista Clima e Caminhabilidade.

Através de um diálogo entre duas mulheres (personagens fictícias) que moram no mesmo bairro, Carla e Maria, os conteúdos abordam como construir cidades mais sustentáveis e caminháveis para mulheres, colocando suas necessidades e reivindicações no centro.

Os três episódios tem como tema:

  1. Qual é a relação entre ir a pé e mudanças climáticas?
  2. Qual é a relação entre o deslocamento das mulheres e cidades feitas por e para homens?
  3. Qual é a relação entre direito à cidade e se organizar para propor mudanças?

Além disso, no final dos episódios e da revista, há um glossário que explica de forma didática e acessível os termos caminhabilidade, crise climática, direito à cidade, incidência política, mobilidade das mulheres e urbanismo feminista.

O objetivo dos materiais é dar ênfase à importância de cidades que priorizam o caminhar e o cuidado com as pessoas, para criar ambientes mais justos a curto prazo e enfrentar a crise climática a médio prazo.

Além disso, queremos que os materiais sirvam como ferramentas para que pessoas e organizações se apropriem do tema e pressionem o poder público a promover mudanças para cidades mais seguras, caminháveis, saudáveis, sustentáveis e justas.

Clique AQUI para ouvir o primeiro episódio do podcast, que está disponível no canal no Spotify do SampaPé!, Cidades Caminháveis. O segundo episódio será lançado no dia 15 de dezembro, e o terceiro em 22 de dezembro.

Acesse a revista AQUI.

Publicamos o relatório Análise de Caminhabilidade e Usos da Rua Leôncio de Carvalho

O relatório apresenta os resultados dos estudos e levantamentos realizados durante o curso “Caminhabilidade e Transformações das Ruas”, desenvolvido pelo SampaPé! no SESC Avenida Paulista, que teve como objeto de estudo a Rua Leôncio de Carvalho (rua perpendicular à Avenida Paulista, entre a unidade do SESC e o Itaú Cultural).

Está prevista a transformação da rua, restringindo o acesso por veículos motorizados e ampliando a área de convivência e de fruição a pé e por bicicleta. Ou seja, a intenção é melhorar a caminhabilidade da rua.

A formação e o levantamento têm como objetivo:

  • Engajar mais pessoas nos temas de transformação urbana e das ruas com foco nas pessoas e no caminhar através de experiências práticas;
  • Gerar dados sobre a rua antes da transformação, tanto para servir como argumento, quanto para avaliar os impactos ao mudar o desenho dela;
  • Recomendar ações imediatas aos centros culturais, e iniciativas a médio e longo prazo para a transformação da rua em um espaço compartilhado e de convivência;
  • Inspirar outras instituições e organizações para propor mudanças positivas nas ruas e seus entornos e se mobilizar para transformá-las.

O material está disponível para acesso AQUI e será entregue para as atrizes do entorno e também para o poder público.

O curso aconteceu nos meses de julho e agosto de 2022, sendo composto por 4 encontros, totalizando 16 horas, onde foram abordados conceitos como ruas, mobilidade e caminhabilidade, e foram aplicadas metodologias de análise de usos e desenho da rua, do Índice Cidadão de Caminhabilidade, finalizando com co-criação de ideias e soluções para melhoria da caminhabilidade da rua.

Fizemos um lambidaço com as fotos vencedoras do concurso da Semana do Caminhar 2022

As 10 fotos vencedoras do concurso #muvucanarua da Semana do Caminhar 2022 viraram lambes! E para deixar a cidade mais colorida, nós, da equipe do SampaPé!, fizemos um lambidaço em São Paulo para celebrar a retomada das ruas.

Clique AQUI para conferir mais fotos e vídeos!

Quer fazer um lambidaço aí na sua cidade? Os lambes são públicos e estão disponíveis para download neste link. Para relembrar as fotos mais votadas, acesse o Instagram do concurso #muvucanarua.

A Semana do Caminhar: O Retorno (às ruas) aconteceu de 07 a 13 de agosto e teve a participação de 43 organizações parceiras de 12 cidades de todas as regiões do Brasil. Confira AQUI o balanço final.

Comemoramos o Dia Mundial do Urbanismo — 8 de novembro

No dia 8 de novembro, comemoramos o Dia Mundial do Urbanismo explicando o que é urbanismo feminista e como construir cidades que coloquem as mulheres como protagonistas do processo e suas necessidades como prioritárias.

Algumas ações são:

  • Bancos para sentar nas ruas;
  • Calçadas amplas, acessíveis e confortáveis;
  • Pontos de ônibus com informação, iluminação e visibilidade;
  • Ruas e espaços públicos com nomes de mulheres;
  • Iluminação pública na escala das pessoas nas calçadas;
  • Maior participação feminina nas decisões e metodologias participativas de análise dos espaços e proposição de soluções;
  • Cidades mais caminháveis.

Cidades feministas são boas para todas as pessoas e criam ambientes acolhedores para crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Saiba mais sobre urbanismo feminista na publicação completa no nosso Instagram!

Lembramos sobre a importância de construir cidades antirracistas no Dia da Consciência Negra — 20 de novembro

Você vê mulheres negras representadas nas cidades? Embora a maioria da população brasileira seja composta por mulheres negras (IBGE, 2014), o racismo ainda está presente nas cidades através da segregação, falta de representatividade, inacessibilidade e imobilidade, entre outras.

No Dia da Consciência Negra, chamamos a atenção para o quanto as cidades brasileiras são racistas e como podemos criar espaços livres de assédio e preconceito, com representatividade de mulheres negras e prioridade de quem está a pé, para construirmos ruas mais justas, antirracistas e acolhedoras!

Veja AQUI a publicação!

Participamos da campanha do Dia de Doar — 29 de novembro

Em 29 de novembro aconteceu o #GivingTuesday, o Dia de Doar no Brasil.

Nós, do SampaPé!, somos uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres e fundada em 2012, que tem como objetivo construir cidades mais caminháveis com as pessoas. Isso porque cidades que estimulam e acolhem o caminhar tem o ar mais limpo, mais desenvolvimento econômico e população mais saudável e com mais saúde mental!

Participamos da campanha pedindo apoio para continuar lutando por cidades que estimulem o caminhar e a mobilidade ativa e sustentável e, assim, enfrentar a crise climática!

Agradecemos muito às pessoas que nos apoiaram, seja através de doações ou divulgação da campanha e das ações do SampaPé! nas redes sociais.

Lembrando que é possível apoiar o SampaPé! a qualquer momento! Para isso, acesse a nossa campanha recorrente na Benfeitoria (clique AQUI) e nos apoie com R$ 10 por mês ou faça QUALQUER contribuição pelo PIX CNPJ 27.878.919/0001–39.

DOE PARA O SAMPAPÉ!

Demos entrevista para o podcast Solta o Frei da Ameciclo

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, participou do episódio sobre mobilidade a pé do podcast Solta o Frei, da Ameciclo.

Leticia explicou o que são cidades caminháveis, onde as demandas da mobilidade a pé e da mobilidade por bicicleta se encontram, como criar cidades mais caminháveis, entre outros assuntos!

“A mobilidade a pé e a mobilidade por bicicleta se encontram já por princípio, pela busca de cidade que elas estão, que é uma cidade mais respeitosa com o ambiente e as pessoas e que tem muito mais qualidade de vida e convivência” — Leticia Sabino, Diretora Presidente do SampaPé!.

Escute AQUI o episódio na íntegra e se divirta com as paródias feitas pela Ameciclo!

OUTROS PASSOS

Nos reunimos com pesquisadores da iniciativa Driving Urban Transitions

Recebemos pesquisadores de vários países da Europa da iniciativa Driving Urban Transitions (DUT), do Conselho Europeu, para falar sobre nossos projetos e o contexto de desenvolvimento de cidades caminháveis e sustentáveis no Brasil, com o intuito de ampliar parcerias e desenvolver projetos.

Nossa palestra na Walk21 na Irlanda está disponível na íntegra

A palestra da Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, sobre “Caminhabilidade com perspectiva de gênero e raça: autoridades públicas e sociedade juntas” , feita na Walk21, na Irlanda, está disponível na íntegra, em inglês.

Na apresentação, que aconteceu em 21 de setembro, Leticia apresentou o projeto Caminhar Afro-feminino, que criou e aplicou a metodologia participativa que avalia a caminhabilidade com perspectiva de gênero e raça no centro histórico de Salvador, projeto que foi realizado com a consultora local Bethânia Boaventura e apoio do BID.

Assista AQUI.

Conversamos com os estudantes de arquitetura e urbanismo da Faculdade Paraíso sobre caminhabilidade e cidades feministas

Nossa Analista de Desenvolvimento Institucional, Louise Uchôa, conversou em modo online com estudantes do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Paraíso, de Juazeiro do Norte (CE), sobre o trabalho do SampaPé!, com foco nos projetos de caminhabilidade e cidades feministas.

Interagir e colaborar com estudantes é sempre uma oportunidade interessante de compartilhar outras formas de olhar para as cidades e como elas são produzidas, e trazer reflexões sobre os papéis de técnicos nos processos urbanos.

VEM AÍ!

Vamos participar do webinar ”Caminhos para Cidades Caminháveis” (Pathways to Walkable Cities), da Walk21

No dia 13 de dezembro (terça-feira), às 12h, a fundadora do SampaPé!, Leticia Sabino, vai participar do webinar “Caminhos para Cidades Caminháveis” (Pathways to Walkable Cities), promovido pela Walk21, apresentando o contexto nacional das políticas de caminhabilidade.

O webinar também lançará o mapa global com casos de políticas, dados e estudos de casos de caminhabilidade. A plataforma dá visibilidade às comunidades que estão promovendo ações de caminhabilidade, dando exemplos para inspirar outras organizações e governos a investir em cidades caminháveis.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas AQUI.

As trilhas no Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros continuam!

Ainda há vagas para a última trilha de 2022, que será no dia 17 de dezembro, com os gestores ambientais do Instituto Trilhas para observar a fauna e a flora nas margens do Rio Pinheiros e conhecer a história do local. A inscrição pode ser feita no Instagram @labriopinheiros ou no site.

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

Faça parte da nossa lista de transmissão do WhatsApp! Clique aqui.

Contribua com o SampaPé. Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática