Por Onde Andamos em Março

--

No mês da mulher, demos passos pelo Congresso Nacional e pela Esplanada dos Ministérios em Brasília, participamos de encontros e realizamos palestras internacionais!

Temos vagas!

Quer fazer parte da equipe do SampaPé!? Buscamos colaboradoras para:

  • Design Gráfico;
  • Captação e comercial;
  • Analista de projetos.

As inscrições ficam abertas até 09/04. Em alinhamento com as políticas institucionais de ação afirmativa, as vagas são exclusivas para pessoas que se declarem como mulher (cis/trans) e, se dará preferência a mulheres negras e/ou indígenas.

Para saber mais sobre as vagas acesse os links: bit.ly/vagasampape_captacao (captação e comercial), bit.ly/vagasampape_design (design gráfico), bit.ly/vagasampape_projetos (analista de projetos).

SampaPé! em Brasília

Fomos recebidas pela Deputada Federal Tabata Amaral

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, foi recebida pela Deputada Federal Tabata Amaral no Congresso Nacional em Brasília. Leticia apresentou dados sobre a importância de construir cidades caminháveis para o combate às mudanças climáticas, busca por equidade de gênero e justiça social. O Gabinete da Cidade participou de forma online da reunião.

Tabata se mostrou muito interessada e receptiva ao tema com ideais de encaminhamentos. A deputada destacou que passou a entender que o caminhar é uma pauta das mulheres.

Veja mais fotos e vídeos do encontro AQUI!

Participamos de reuniões no Ministério das Cidades, onde falamos com a Secretaria de Mobilidade Urbana…

Leticia Sabino foi à Secretaria de Mobilidade Urbana dialogar sobre a importância das políticas de mobilidade a pé e iniciar colaborações para avançar juntas no desenvolvimento de cidades caminháveis. Leticia foi recebida por Marcos Daniel dos Santos, coordenador geral de infraestrutura, e Paula Nóbrega, coordenadora de planejamento. O Secretário, que havia sido nomeado um dia antes, Denis Adalberto Andia, estava em outra agenda.

Clique AQUI para saber tudo o que aconteceu no encontro. E continue acompanhando para saber como vamos encaminhar a construção de cidades mais caminháveis no Brasil!

…e com a Secretaria de Políticas para Territórios Periféricos

Leticia se reuniu com a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos para conversar sobre a importância da caminhabilidade na promoção da justiça social, uma vez que nas periferias a principal forma de locomoção é a pé. Leticia foi recebida por Beto Lemos, assessor do secretário Flávio Tavares, coordenador geral de Planos Participativos — e que foi Secretário do Conde com o projeto ganhador do Prêmio Cidade Caminhável (assista ao vídeo AQUI para conhecer mais o Flávio). Além de falar sobre a importância da caminhabilidade para justiça social nos projetos de habitação e urbanização, Manuela Coelho, do Coletivo Mob, foi junto para apresentar a Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo, da qual ambas as organizações fazem parte ao lado de outras 20 de todas as regiões do país. O Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, estava em outra agenda.

Para saber mais sobre esse encontro clique AQUI!

Participamos do encontro “Mulheres Liderando a Ação Climática” do Fundo Casa, em Brasília

Leticia representou o projeto Caminhando Juntas no encontro “Nossas Soluções Climáticas Justas em Relação à Gênero” organizado pelo Fundo Casa Socioambiental em Brasília. Estiveram reunidas representantes dos 18 projetos selecionados na chamada “Mulheres Liderando a Ação Climática 2022” do Fundo Casa de todas as regiões do país e com lutas diversas, desde reflorestamento, mapeamento de mangues, resistência em áreas de tragédias e cooperativas de mulheres agricultoras e marisqueiras.

Leticia apresentou porque o enfrentamento à crise climática precisa também acontecer nas cidades, com a promoção de modelos mais sustentáveis e caminháveis para coexistir. O encontro foi muito valioso e de muitas trocas que ficam para entender a força da ação das mulheres e a potência no cuidado com as outras pessoas e com o planeta!

Saiba mais sobre o encontro AQUI.

Contemplado no edital “Mulheres Liderando a Ação Climática”, promovido pelo Fundo Casal e Embaixada da França no Brasil, como parte da Aliança GAGGA, o Caminhando Juntas é um projeto colaborativo feito com mulheres das comunidades da Peinha, Real Parque e Jardim Panorama, em que realizamos oficinas participativas para co-criar soluções com mulheres e crianças para ampliar a caminhabilidade.

Palestramos sobre caminhabilidade e gênero para equipe do Ministério de Transportes do Chile a convite do BID

Em evento especial do Mês da Mulher, a Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, explicou sobre as metodologias participativas para avaliar a caminhabilidade com a perspectiva de gênero, como o Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero traduzido para o espanhol e publicado na biblioteca do Banco Interamericano de Direitos (BID).

O governo do Chile já se declarou abertamente feminista e, na reunião, as integrantes do Ministério se mostraram muito interessadas e comprometidas em como aplicar essa temática nas políticas públicas.

Quer saber mais sobre o assunto?

  • Acesse o ICC em espanhol AQUI.
  • Acesse o ICC em português AQUI.
  • Escute o podcast Mobilidade Diversa do BID AQUI.
  • Assista AQUI ao curso Segurança das Ruas no Caribe: Infraestrutura segura.

Realizamos reunião do projeto Caminhando Juntas com gestora do Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros

Realizamos reunião com a Farah Service, uma das gestoras do Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros, e a arquiteta envolvida no desenho do parque para apresentar as melhorias propostas pelas mulheres das comunidades durante o projeto Caminhando Juntas. Junto às articuladoras locais Fabiola e Caroline, foram apresentadas as soluções co-criadas nas oficinas do projeto para melhorar o trajeto a pé da Peinha (próxima à ponte João Dias) e do Real Parque e Jardim Panorama (próximas à Ponte Morumbi) ao Parque, além da receptividade das mulheres e crianças da comunidade ao espaço.

As soluções mais urgentes são:

  • Fazer o acesso na ponte Morumbi;
  • Ajudar no pedido de faixa de pedestres na Ponte João Dias;
  • Melhorar os trajetos de acesso;
  • Co-construir ações de valorização das mulheres das comunidades no parque (como praças e áreas com o nome delas, entre outras).

O projeto Caminhando Juntas segue repercutindo na mídia! Em março tivemos publicações nos portais ArchDaily e Mobilize:

8 de março — Dia Internacional da Mulher

Para nós, o Dia Internacional da Mulher é mais uma data de reflexão e busca por mais justiça, já que as cidades ainda não são acolhedoras para meninas e mulheres!

Para refletir sobre essa disparidade, trouxemos 6 informações que você provavelmente não sabia sobre o deslocamento das mulheres nas cidades. Clique AQUI para conferir.

16 de março — Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Você sabe qual é a relação entre crise climática e caminhabilidade? A forma como vivemos hoje nas cidades está mudando o clima, o que tem várias consequências como escassez de água, inundações, incêndios e secas.

Se deslocar e viver a cidade a pé é sustentável, saudável e sociável. Garantir o acesso a espaços verdes e naturais na cidade, e preservar estes espaços, é essencial para o combate à crise climática que estamos enfrentando no mundo.

Saiba mais sobre o assunto e veja a publicação na íntegra AQUI!

Fomos uma das iniciativas finalistas do Creative Bureaucracy Festival

Dentre 200 inscritos, o Caminhar Afro-Feminino, realizado pelo SampaPé!, foi um dos 20 projetos escolhidos para ser votado publicamente para ir ao Creative Bureaucracy Festival, um evento em Berlim que reúne organizações e pessoas de todo o mundo para compartilhar exemplos de projetos públicos inovadores. Ficamos muito felizes em saber que nossos projetos que buscam equidade de gênero através da caminhabilidade estão sendo reconhecidos também em outros países!

Para saber mais sobre o festival, acesse o site AQUI.

Vem aí

Em breve daremos um GRANDE PASSO! Fique atenta às nossas redes sociais no dia 17 DE ABRIL!

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

Faça parte da nossa lista de transmissão do WhatsApp! Clique aqui.

Contribua com o SampaPé. Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática