Por Onde Andamos em Fevereiro

Instituto Caminhabilidade
6 min readMar 9, 2023

--

No mês do carnaval, fomos destaque na mídia com entrevistas sobre a construção de cidades mais caminháveis e abrimos a chamada para o nosso programa de voluntariado!

Quer ser voluntária no SampaPé!?

Buscamos pessoas para colaborar no desenvolvimento e na construção de cidades caminháveis, em que as pessoas e o caminhar sejam prioridade!

Para 2023, procuramos voluntárias nas seguintes áreas de atuação:

  • Comunicação: apoio na construção de materiais para redes sociais, newsletter, podcast, site, palestras, entre outras atividades;
  • Advocacy: mapeamento, elaboração de materiais, apoio na produção de projetos, entre outras atividades;
  • Articulação: contato com parceiras nos projetos Semana do Caminhar e Prêmio Cidade Caminhável;
  • Pesquisa: análise e desenvolvimento de dados, planilhas e gráficos.

Se identificou com alguma dessas e se interessa pelo tema da caminhabilidade e mobilidade urbana? Preencha o formulário no LINK até o dia 20/03! A previsão para o início da atuação é em abril.

O projeto Caminhando Juntas foi destaque no Bom Dia SP, da TV Globo

Saímos no Bom Dia SP com reportagem sobre o estudo e as oficinas participativas (projeto Caminhando Juntas) feitas com as mulheres e crianças das comunidades da Peinha, Jardim Panorama e Real Parque para analisar os trajetos a pé até as pontes mais próximas ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros, onde é urgente que se criem entradas seguras e acessíveis para que mais pessoas possam desfrutar do espaço.

Atualmente, os únicos acessos ao parque em que é possível chegar a pé são pela Ponte Cidade Jardim e pela Ponte Laguna. Na matéria, fizemos a pé o trajeto das comunidades Real Parque e Jardim Panorama até a entrada mais próxima — o que levou quase 1h -, enquanto poderia haver um acesso na Ponte Morumbi — que fica a 15 minutos a pé.

Além disso, mostramos os desafios de caminhabilidade encontrados no trajeto até a Ponte Morumbi e a Ponte João Dias, que é a mais próxima da Peinha e onde já existe uma entrada, mas que é impossível de ser acessada com segurança devido à ausência de uma travessia e ao alto limite de velocidade de veículos na ponte.

As demandas mais importantes são:

  • criação de faixa de pedestres com semáforo na Ponte João Dias;
  • criação de faixas de pedestres para acesso à Ponte do Morumbi;
  • diminuição das velocidades nas pontes e no trajeto — com sinalização;
  • sinalização de prioridade de pedestres nas travessias.

Clique AQUI para assistir a nossa participação na reportagem e AQUI para conferir a matéria na íntegra!

O projeto repercutiu também em outros portais, como o CicloVivo! Leia AQUI a matéria completa.

Estreamos como colunistas e publicamos nosso primeiro texto no Caos Planejado

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, estreou como colunista do Caos Planejado com o texto “Caminhar é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável”.

Na coluna, Leticia aborda a cultura dominante centrada nos carros representada no cortejo do novo presidente e seu vice no carro Rolls Royce, protocolo criado durante o governo militar em 1972.

“Acredito que, mesmo quem não atua com mobilidade, notou que, enquanto o carro avançava, vários seguranças em ambos lados acompanhavam o ritmo do cortejo correndo, a pé. A cena, que beirou o ridículo, leva aos questionamentos sobre poder, masculinidade e veículos: por que perpetuar e insistir na simbologia do carro ao poder e o caminhar à subserviência?”, afirma a fundadora do SampaPé!.

Leticia traz dados do porquê o carrocentrismo mata e explica a importância da cultura do caminhar, pois quem anda a pé tem contato real com o mundo!

Leia a coluna na íntegra AQUI e fique de olho nos nossos próximos artigos no Caos Planejado! A partir de abril, escreveremos todos os meses no portal sobre caminhabilidade e mobilidade urbana.

Demos entrevista para o Mina Bem-Estar, do UOL

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, participou de reportagem no Mina Bem-Estar que fala sobre a caminhabilidade como ponto central na construção das cidades do futuro.

Em entrevista para a matéria “Pernas pra que te quero: nas cidades do futuro, vamos caminhar mais e melhor”, Leticia explica como é inevitável apostar na caminhabilidade para viver bem nas cidades, principalmente porque esse é o principal modo de presença e deslocamento no espaço público.

“Todo mundo deveria poder opinar sobre a cidade em que quer morar, mas construir esses imaginários onde a caminhada é central é muito difícil. A verdade é que as ruas, atualmente, são vistas como um lugar só para carros”, diz Leticia.

Clique AQUI para ler a reportagem na íntegra.

Palestramos no evento “Políticas de Advocacy e Estratégias de Mudanças” da Universidade de York

Nossa Analista de Desenvolvimento Institucional, Louise Uchôa, foi convidada pelo DREAMING (Digital Participatory Research in Equity, Access, Mobility, Innovation and Gender) in Sport Lab da Universidade de York para falar sobre a importância de processos participativos em advocacy e construção de cidades mais caminháveis. Ela focou nos projetos de gênero e caminhabilidade do SampaPé! Caminhando Juntas, Caminhar Afro-Feminino e Mulheres Caminhantes!.

Foi uma troca muito interessante sobre a importância de produzir, sugerir e advogar por mudanças para transformar as cidades em ambientes mais seguros e democráticos para a mobilidade a pé e por bicicleta, por meio de processos participativos e que engajem a cidadania!

Clique AQUI e assista ao encontro completo com as demais palestrantes e iniciativas que trabalham com advocacy e mobilidade ativa.

Comemoramos o carnaval, um dos momentos de ocupar as ruas a pé!

Carnaval é sobre acessibilidade, diversão, democracia, dinamismo, inclusão. Carnaval é sobre caminhabilidade! É um dos momentos do ano em que as ruas ficam abertas para as pessoas, como gostaríamos que fosse o ano todo.

Por isso, separamos alguns motivos porque nós amamos o Carnaval:

  1. As comemorações tomam conta do espaço público!
  2. Os blocos são gratuitos e promovem o encontro entre todas as pessoas!
  3. É um exercício do direito à cidade!
  4. É um momento de sair e ocupar as ruas A PÉ!

Confira a publicação na íntegra AQUI.

Outros passos

Participamos dos eventos online:

  • “The Walk Audit — An Effective Tool for Community Change” promovido pela organização Norte Americana AARP em que ex-alunos do programa mostraram casos em que estão trabalhando com a comunidade e poder público e avaliaram a caminhabilidade de trechos de suas cidades e estratégias de advocacy;
  • “Injustiças Urbanas: Reflexões Normativas e Práticas” promovido pelo Centro de Estudos da Metrópole da USP que explorou as discussões sobre injustiças urbanas no Brasil e em outros países para contribuir com pesquisas teóricas e elaboração de políticas públicas para criar cidades mais justas e igualitárias.

Fomos selecionadas como uma das “Remarkable Feminist Voices on Transport”

Aparecemos na revista “Remarkable Feminist Voices on Transport” (Vozes Femininas Marcantes no Transporte) como uma das organizações lideradas por mulheres que colaboram para melhorar as cidades e trazer mudanças na mobilidade sustentável. Confira AQUI a publicação completa.

A Via Parque Caruaru foi tema de reportagem no G1

A Via Parque, um dos projetos vencedores do Prêmio Cidade Caminhável 2021, promovido pelo SampaPé! com apoio nacional do ITDP Brasil e internacional da organização Walk 21, foi destaque em reportagem do G1.

Muito gratificante ver o reconhecimento de iniciativas que melhoram a caminhabilidade e a qualidade de vida das pessoas! Confira a matéria na íntegra AQUI.

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

Faça parte da nossa lista de transmissão do WhatsApp! Clique aqui.

Contribua com o SampaPé. Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade
Instituto Caminhabilidade

Written by Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática

No responses yet