[Por onde andamos em dezembro] Antes das festas e do recesso, seguimos nossas ações e nos planejamos para 2024!

Instituto Caminhabilidade
6 min readJan 11, 2024

📍 No mês das festas, continuamos agindo para encontrar soluções para o acesso na Ponte João Dias e nos capacitamos como organização

Feliz 2024!

Voltamos do recesso reenergizadas e animadas para continuar transformando as cidades em espaços melhores para as pessoas e o meio ambiente.

A maioria dos deslocamentos diários nas cidades brasileiras são feitos a pé, e os maiores poluidores são os carros. Construir cidades caminháveis é uma das saídas para enfrentar a crise climática e transformar os espaços urbanos em lugares mais acolhedores e sustentáveis.

Em 2024, queremos realizar muitos projetos nas cidades brasileiras e continuar pautando a caminhabilidade nacionalmente e internacionalmente.

Mas sabemos que, para isso, precisamos de muita cooperação. Tiramos a última semana de 2023 para revisitar o que foi feito no último ano e nos planejar para os próximos desafios. Contamos com você para que possamos dar novos passos juntas!

Acompanhe, se aproxime e desenvolva com a gente a caminhabilidade nas cidades brasileiras, para que juntas possamos trilhar caminhos rumo a ambientes com mais acesso, colaboração, justiça, sustentabilidade, segurança, acolhimento, saúde e dinamismo.

Siga a gente nas redes sociais!

Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube

Lab Rio Pinheiros: Continuamos agindo para encontrar soluções para implementar acesso na Ponte João Dias

Produzimos conteúdo sobre a dificuldade para chegar até o Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros…

Em dezembro, publicamos mais conteúdos para mobilizar a instalação de uma travessia de pedestres na Ponte João Dias até o acesso ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros

Saímos da comunidade da Peinha — que fica a 5 minutos caminhando do Parque — e mostramos em vídeo como é difícil encontrar a entrada, e mais difícil ainda chegar até ela: é preciso correr para cruzar uma via de alta velocidade (70km/h) com 4 faixas de rolamento. Diariamente, trabalhadores e moradores das comunidades ao redor precisam enfrentar essa travessia, colocando suas vidas em risco.

Por isso, nós, do Instituto Caminhabilidade junto com o Metropole 1:1, estamos pelo Lab Rio Pinheiros em tratativas com a CET São Paulo para encontrar soluções para este acesso.

Para nos ajudar, faça uma solicitação de travessia no portal 156 da Prefeitura de São Paulo. Leva menos de 5 minutos! Clique AQUI para conferir o passo a passo e veja no nosso feed do Instagram os outros conteúdos que produzimos sobre este assunto.

Assista ao vídeo!

…E participamos de reunião mensal da Câmara Temática de Mobilidade a Pé

A reunião acontece mensalmente entre organizações e pessoas da sociedade civil e a CET-SP. Nela, apresentamos a urgência da solução de travessia para pedestres na Ponte João Dias. Os responsáveis da prefeitura se comprometeram novamente em fazer estudos e encontrar uma alternativa. O tema, que deveria ser simples de chegar a um consenso, já que é papel do órgão fazer com que a cidade seja melhor para caminhar, gerou muita discussão.

Nós, do Instituto Caminhabilidade, estamos planejando fazer contagens de pedestres na travessia, para reforçar que muitas pessoas a atravessam e, assim, ressaltar por meio de dados a importância de construir uma passagem segura.

O projeto Caminhar Afro-Feminino saiu em publicação da UNOSSC/UNESCO

O documento “Experiências e Práticas de Turismo Sustentável Inclusivo em Cidades e Localidades no Contexto da Cooperação Sul-Sul e Triangular” apresenta dez casos de sete países (Brasil, Chile, China, Honduras, Índia, México e Marrocos) que abordam temas transversais relacionados ao turismo sustentável e inclusivo. Na live de apresentação da publicação, foi transmitido o vídeo do Caminhar Afro-Feminino, projeto elaborado pelo Instituto Caminhabilidade que reuniu afro-empreendedoras, técnicas e técnicos da gestão pública, pessoas que trabalham com receptivo turístico e moradoras e moradores de Salvador para diagnosticar as condições de caminhabilidade sensíveis à percepção de gênero e raça nas ruas do centro histórico da cidade.

A publicação da UNOSSC/UNESCO tem a intenção de inspirar e convidar partes interessadas e parceiros relevantes que trabalham em iniciativas de turismo em cidades e localidades no Sul Global a aumentar o diálogo, o envolvimento e a aprendizagem mútua por meio do compartilhamento e replicação de práticas, tecnologia, expertise e conhecimento. Faça o download AQUI e assista abaixo ao vídeo da apresentação:

Estivemos no último encontro da capacitação da Ameciclo para sistemas de bicicletas comunitários

De agosto a dezembro participamos da capacitação oferecida pela parceira Ameciclo do Recife sobre sistemas comunitários de bicicletas compartilhadas, já que eles tem um projeto de sucesso implementado na cidade, o Bota pra Rodar. Foram muitos ensinamentos que pretendemos levar para o Lab Rio Pinheiros e pensar nesse tipo de transporte para o Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros.

Além da parceira Metrópole 1:1, que faz parte do Lab Rio Pinheiros, estiveram na capacitação as lideranças das comunidades do entorno do Rio: Real Parque, Jardim Panorama, Peinha, Jardim Fim de Semana, Jardim Santa Josefina, Jardim Ibirapuera e Jardim Felicidade.

Participamos de media training do PL das Velocidades

Nossa Diretora Presidente, Leticia Sabino, e nossa Analista de Comunicação, Carolina Fortes, participaram de dois encontros de media training sobre o PL das Velocidades junto de representantes das organizações Ciclocidade, UCB, WRI Brasil, Coalizão Mobilidade Triplo Zero, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e Instituto Alana. Recebemos orientações sobre como falar com a mídia sobre o PL 2789/2023 e como criar uma mensagem única sobre o Projeto que estamos articulando no Congresso. O PL propõe a alteração da velocidade máxima de 60 km/h para 50 km/h em avenidas, conforme recomenda a OMS, e impõe a fiscalização de deslocamento entre dois pontos, ou seja, pela velocidade média desenvolvida pelo veículo. Saiba mais AQUI.

Caos Planejado: Publicamos a coluna “A dificuldade de participar e pedir por melhorias nas cidades!”

Publicamos artigo no Caos Planejado refletindo sobre o quanto as prefeituras dificultam a participação e denúncias das pessoas, em vez de aproveitar a cidadania como fiscais das cidades. Nossa inspiração foi justamente a dificuldade de solicitar a instalação da travessia de pedestres na Ponte João Dias. Notamos que, nos últimos anos, os pedestres passaram a ser cada vez menos uma prioridade. Mas, os pedidos são atendidos? É fácil fazer uma solicitação no Portal 156? Clique AQUI para ler na íntegra!

Nosso relatório de acessos ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros serviu de referência para artigo da colunista Helena Degreas, na Jovem Pan

A arquiteta e urbanista Helena Degreas usou nosso relatório “Acessos ao Parque Linear Bruno Covas Novo Rio Pinheiros” como referência para o artigo “Incluir as pessoas nas deliberações de planejamento dos espaços urbanos é fundamental para construir um futuro mais inclusivo”, publicado na Jovem Pan.

No texto, Helena observa como as estruturas urbanas frequentemente ignoram ou excluem as experiências específicas das mulheres, criando ambientes que não são verdadeiramente inclusivos. No caso do Parque, ela cita a pesquisa feita pelo Instituto Caminhabilidade, por meio do Lab Rio Pinheiros, que constatou as barreiras enfrentadas pelas mulheres das comunidades ao redor (Peinha, Jardim Panorama e Real Parque) para acessar o espaço. Clique AQUI para ler a versão aberta do artigo e acesse o relatório AQUI.

VEM AÍ

Relatório anual 2023

Em janeiro, vamos publicar nosso balanço de ações de 2023, destacando nossos principais projetos e números. No ano passado, participamos de dezenas de eventos nacionais e internacionais, impactamos milhares de pessoas nas redes sociais, integramos novas redes e fortalecemos antigas, conhecemos iniciativas de caminhabilidade em todas as cidades brasileiras, organizamos o Prêmio Cidade Caminhável, geramos conhecimento e muito mais! Fique ligada na nossa próxima newsletter para conferir tudo o que rolou!

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática