Por Onde Andamos em Agosto

Instituto Caminhabilidade
9 min readSep 8, 2022

Realizamos a “Semana do Caminhar: O Retorno (às ruas)” junto a organizações em todas as regiões do país, e compartilhamos muito conhecimento em cursos e oficinas

Realizamos a “Semana do Caminhar: O Retorno (às ruas)”

A sexta edição da Semana do Caminhar reuniu 43 organizações e engajou milhares de pessoas!

A Semana do Caminhar é um evento nacional, articulado pelo SampaPé!, que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar — a forma de deslocamento mais praticada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção para a maneira mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada e promovida nas nossas cidades. O evento acontece todos os anos e inclui o…

08/08 — Dia Mundial do Pedestre

Passear juntas nas ruas é aprender outras perspectivas, observar a cidade com muitos olhares compartilhados, conhecer gente e celebrar o caminhar!

Celebramos o Dia Mundial do Pedestre lembrando de como passear com pessoas desconhecidas faz o caminhar democrático, interessante e agregador!

A Semana do Caminhar é realizada desde 2017 e acontece em três eixos:

ATIVIDADES

CONCURSO

CAMPANHA

Neste ano, o evento foi de 07 a 13 de agosto, e teve como tema “O Retorno (às ruas)”, com parcerias de 43 organizações de 12 cidades — em todas as regiões do país — promovendo 23 atividades: 7 caminhadas/passeios; 5 ocupações de espaço público; 6 oficinas; 2 debates/palestras e 3 lives. Mais de 400 pessoas participaram e mais de 85 mil foram alcançadas!

Veja algumas fotos das atividades:

Trilha urbana na Avenida Paulista, em São Paulo, organizada pelo Instituto Trilhas.
Cortejo de abertura organizado em Brasília por Brasília para Pessoas, Andar a pé, Rodas da Paz, Ciclovia Ativa e a Associação de Moradores da Asa Sul (AMO 700 Sul).
Atividade Exorcismos Urbanos feita em Porto Alegre pelo TransLAB.URB.

Além disso, a Semana do Caminhar também deu outros passos por aí! Houve publicações na mídia e desdobramentos de organizações parceiras.

Confira a publicação do balanço final da Semana do Caminhar 2022 clicando AQUI.

Você acompanhou a Semana? Nos diga o que achou nas redes sociais!

Realizamos oficina de observação de atividades na Paulista Aberta e no Vale do Anhangabaú

Realizamos oficinas de observação de atividades na Paulista Aberta e no Vale do Anhangabaú. Os resultados podem ser vistos em um murais virtuais criados no padlet. Acesse o Inventário de Atividades da Paulista Aberta AQUI e o do Anhangabaú AQUI. A proposta é continuar mapeando as atividades nos locais, pois observar os usos ajuda a fazer cidades mais equitativas e de melhor convivência.

Realizamos oficina do Laboratório Rio Pinheiros sobre acessos ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros

Apresentamos os estudos dos eixos de acesso ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros na Farah Service para as pessoas envolvidas no projeto de transformação do parque. A atividade foi feita em formato de oficina para engajar no encaminhamento das soluções indicadas.

Em breve, o relatório estará público na plataforma labriopinheiros.org indicando a criação de novos acessos, a melhora dos já existentes e a qualificação dos trajetos a pé. A sinalização do entorno já está sendo elaborada e será instalada em breve nas pontes Cidade Jardim e Laguna.

Acompanhe nosso Instagram e o do Lab Rio Pinheiros para saber das novidades!

Estamos construindo as parcerias do projeto Caminhando Juntas! e visitamos o Real Parque em São Paulo

Fizemos uma visita ao Real Parque, que fica no entorno do Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros. Conversamos com mulheres que são lideranças locais para entender quais pessoas frequentam o parque e quais são as principais dificuldades para acessar o local.

O Real Parque é uma das comunidades onde estamos aplicando o projeto colaborativo de perspectiva de gênero e caminhabilidade “Caminhando Juntas!” para ampliar o acesso ao parque para mulheres e meninas.

Esse projeto foi contemplado pelo edital “Mulheres Liderando a Ação Climática”, da Embaixada da França no Brasil e do Fundo Casa Socioambiental, por meio da Aliança GAGGA (Global Alliance for Green and Gender Action).

Continuamos comemorando nossos 10 de atuação

Publicamos mais vídeos comemorativos da nossa trajetória de 10 anos de atuação! Após os “5 km” publicados em julho, em agosto chegamos ao “km 8” da nossa história.

Neste mês falamos sobre os projetos de legibilidade e sinalização — como o Mapa Bixiga a Pé e o Passeia, Jardim Nakamura — , as metodologias com percepção de gênero, raça e diversidade — como os projetos Mulheres Caminhantes e o Caminhar Afro-Feminino — e o Prêmio Cidade Caminhável.

Fique de olho no nosso Instagram para rever e acompanhar.

Celebramos o Dia da Ciclista — 19 de agosto!

No Dia da Ciclista celebramos as pessoas que pedalam e reivindicam melhores condições para todas. Afinal, pedalar e caminhar andam juntas!

Queremos cidades onde a melhor opção seja ir e vir a pé ou de bicicleta! Em que possamos caminhar distâncias curtas, pedalar distâncias médias, e fazer tudo de forma ativa. Seguimos juntas caminhando e pedalando por cidades mais justas!

Veja AQUI a publicação.

Falamos sobre caminhabilidade e cidades caminháveis no podcast “Cultura de Bairro” da LelloLab

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, deu entrevista para o podcast “Cultura de Bairro”, realizado pela Lellolab — o laboratório de inovação da vida em comum!

Leticia falou sobre o significado de caminhabilidade e como o assunto está sendo tratado pelo poder público e pelo setor privado. Além disso, deu bons exemplos de projetos que transformam cidades em ambientes mais caminháveis, como o programa Ruas Abertas e os vencedores do Prêmio Cidade Caminhável em Caruaru (PE) e no Conde (PB).

“Caminhabilidade é entender que temos populações muito diversas que vivem a vida nas cidades, que vão desde crianças a pessoas idosas. Atualmente, esses são os grupos mais excluídos e que têm mais riscos quando vão fazer suas atividades. Por isso, falar em cidades mais caminháveis é falar sobre qualidade de vida, inclusão, equidade e convivência”, afirma Leticia.

Ouça o podcast AQUI.

Demos entrevista sobre a Semana do Caminhar no podcast “Bicicleta e Companhia”

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, falou sobre a construção de cidades mais caminháveis e sobre a Semana do Caminhar no podcast “Bicicleta e Companhia”.

“A responsabilidade do poder público e das organizações é usar o desejo das pessoas e conseguir traduzir isso em política pública e em transformação das cidades.”

O programa foi transmitido nas rádios: Rádio Paulo Freire (820 Khz-AM de Recife (PE) e na internet @radiopaulofreire); Rádio Tupancy (87,5 FM de Arroio do Sal (RS) e na internet @radiotupancy); Rádio Sons do Sul, (Setúbal, Portugal, na internet) e Rádio ILÊ MULHER (Porto Alegre (RS), na internet @ilemulher).

Ouça AQUI.

Iniciamos o curso “Caminhabilidade: o que é e como mede” em parceria com o CPF SESC

Ministramos as primeiras aulas do curso “Caminhabilidade: o que é e como mede” no Centro de Pesquisa e Formação do SESC. Os encontros acontecem em três sextas-feiras — dias 26 de agosto e 2 e 9 de setembro — , das 15h às 17h.

Com aulas teóricas e práticas, o curso apresenta o que é a caminhabilidade e as formas de avaliar a qualidade das ruas e cidades para convidar as pessoas a se deslocarem a pé com segurança. Além disso, há um exercício prático no espaço público dando ferramentas para reivindicar cidades mais caminháveis.

E finalizamos o curso “Caminhabilidade e Transformações das Ruas” em parceria com o SESC Avenida Paulista

Depois de levantar informações sobre a rua e seus usos, a última oficina do curso foi de co-criação de ideias e soluções para uma rua mais amigável para as pessoas. Foram muitas ideias, de implantação de bancos a mesas de jogos e brincadeiras, além de indicações de inclusão no projeto de qualificação da rua Leôncio de Carvalho, que serão encaminhadas para possibilidade de realização com o SESC.

Em breve, o relatório com os resultados será publicado. Fique de olho no nosso site e nas redes sociais.

OUTROS PASSOS

Assinamos a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável

O SampaPé!, junto a outras 15 organizações, assinou a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável que será encaminhada a todas as candidaturas à Presidência da República registradas no TSE.

Entendendo que o caminhar, a mobilidade inclusiva, a bicicleta e o transporte público coletivo são os modos de locomoção mais negligenciados, apesar de mais justos do ponto de vista social, o documento contém propostas consideradas fundamentais para uma boa política de mobilidade sustentável nas cidades.

Clique AQUI para conferir as 16 propostas e subscreva e apoie clicando AQUI.

Caminhar Afro-Feminino no curso “Mobilidade e Interseccionalidade”

A arquiteta e urbanista Bethânia Boaventura apresentou o projeto Caminhar Afro-Feminino, do qual foi consultora, na aula “A caminhabilidade sob a lente interseccional” do curso “Mobilidade e Interseccionalidade”, uma iniciativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana, realizado sob coordenação da Escola da Cidadania do Instituto Pólis.

Bethânia falou sobre a metodologia participativa aplicada pelo SampaPé!, que avaliou as condições de caminhabilidade com perspectiva de gênero e raça no centro histórico de Salvador.

Clique AQUI para assistir à aula e saiba mais sobre o projeto AQUI.

Fomos no evento de lançamento da rede Lideranças Femininas Urbanas

Estivemos presentes no evento de lançamento da rede Lideranças Femininas Urbanas, a qual esperamos contribuir com capacitações e dados sobre caminhabilidade e transformação de cidades caminháveis.

Conheça mais sobre a iniciativa AQUI.

VEM AÍ!

Vamos promover uma Caça aos Tesouros do Centro junto ao SESC Carmo

Foto: Andrew Oliveira

Como parte da programação da Semana Move, no dia 24 de setembro, às 9h, vamos realizar junto ao SESC Carmo (R. do Carmo, 147, — Sé) a atividade Caça aos Tesouros do Centro.

Voltada para pessoas de todas as idades, a caminhada estimula as participantes a caminharem nas ruas com o olhar atento, encontrando tesouros urbanos por meio de pistas, e registrando o local com anotações. No total serão cerca de 30 equipes com, no máximo, cinco participantes.

Escreva para o e-mail caminhada.carmo@sescsp.org.br entre os dias 5 e 19 de setembro e faça a sua inscrição!

Estaremos na Conferência Internacional de Caminhabilidade Walk21 na Irlanda

A Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino, participará da edição de 2022 da Walk21 na Irlanda. Leticia fará uma palestra sobre “caminhabilidade com perspectiva de gênero e raça + autoridades públicas e sociedade juntas” apresentando o projeto Caminhar Afro-feminino no dia 21 de setembro, às 7h — é possível acompanhar online se inscrevendo AQUI.

Também estarão no evento organizações parceiras e as gestoras públicas das cidades que participaram do Prêmio Cidade Caminhável em Caruaru, Fortaleza e Porto Alegre.

Fique por dentro da agenda no nosso site!

Estaremos no Connected Smart Cities

Nossa Analista de Desenvolvimento Institucional, Louise Uchôa, será uma das palestrantes do evento Connected Smart Cities, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de outubro de forma presencial, e 6 de outubro de maneira online.

Louise fará uma palestra sobre o Laboratório Rio Pinheiros e os estudos e ativações das margens do rio, junto com a co-fundadora do Metrópole 1:1 Bruna Sato. É possível acompanhar se inscrevendo AQUI.

As trilhas no Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros continuam!

As trilhas com os gestores ambientais do Instituto Trilhas para observar a fauna e flora nas margens do rio e conhecer a história do local continuam. As inscrições para as trilhas de setembro já estão esgotadas. Mas, se quiser fazer parte, fique de olho nas próximas. As inscrições ficam disponíveis no Instagram @labriopinheiros ou no site sempre no dia 22 do mês anterior.

Faça parte da nossa lista de transmissão do Telegram! Clique aqui.

Faça parte da nossa lista de transmissão do WhatsApp! Clique aqui.

Contribua com o SampaPé. Clique aqui.

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática