Fomos ao Fórum Urbano Mundial no Cairo e realizamos projetos de formação [Por Onde Andamos em Novembro]

Instituto Caminhabilidade
6 min readDec 11, 2024

--

📍Formações no Brasil e mesa sobre Caminhabilidade no Fórum Urbano Mundial no Cairo!

Apoie cidades mais caminháveis!

Nos ajude a criar mais políticas de abertura de ruas, construir cidades boas para respirar, seguras para mulheres, antirracistas e CAMINHÁVEIS! Qualquer valor é bem-vindo!

CLIQUE AQUI PARA APOIAR DE FORMA RECORRENTE

Realizamos caminhada de observação para formação de lideranças do poder público em parceria com a Motriz

Realizamos atividade de sensibilização e caminhada de observação com lideranças do poder público no Programa de Lideranças Executivas 2024 da Motriz.

No sábado, 8 de novembro, levamos 52 lideranças de todas as regiões do país de para caminhar em dois territórios na cidade junto com as lideranças comunitárias do Bloco do Beco no Jardim Ibirapuera e do Favela da Paz no Jardim Nakamura para observar como o desenho de políticas públicas impacta a vida e o dia a dia das pessoas.

A ferramenta de observação se organizou em 5 temas:

1️⃣Elementos Naturais, Riscos e Refúgios Climáticos

2️⃣Representatividade de Mulheres, Negras, Indígenas, Pessoas com Deficiência e Crianças

3️⃣Território Educador e Equipamentos de Educação e Cultura

4️⃣Mobilidade Urbana Sustentável

5️⃣Segurança Pública e de Gênero

Ficamos muito felizes com a oportunidade de impactar positivamente o desenvolvimento de lideranças públicas que vão poder atuar de forma coerente para diminuir as desigualdades. Quer desenvolver esse tipo de atividade? Fale conosco!

Promovemos mesa de Caminhabilidade no WUF, Fórum Urbano Mundial, no Cairo

Nossa Diretora Presidente, Leticia Sabino, participou pela primeira vez do World Urban Forum (WUF), em português Fórum Urbano Mundial, evento da ONU-Habitat realizado a cada 2 anos para discutir a agenda urbana e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). O evento aconteceu no Cairo, no Egito entre os dias 4 e 8 de novembro.

Além de acompanhar o evento, ampliar as redes, ela mediou a mesa que o Instituto Caminhabilidade organizou com o tema de Caminhabilidade para futuros urbanos equitativos e resilientes: como as cidades brasileiras estão promovendo a caminhabilidade em contextos desiguais (Walkability for equitable and resilient urban futures how Brazilian cities are promoting walkability in unequal contexts) que contou com a participação da:

  • Larissa Menescal, presidente do Iplanfor (Instituto de Planejamento de Fortaleza), que apresentou o Plano Municipal de Caminhabilidade, o Parque Rachel de Queiroz de Fortaleza e outras iniciativas da cidade;
  • Lucas Nassar, diretor do Laboratório da Cidade, que apresentou o programa “Rua da Gente” em Benevides e também o projeto das guardiãs dos rios em Belém, cidade que será a sede da COP 30 em 2025.

A mesa foi um sucesso, e uma grande oportunidade para reforçar a importância da caminhabilidade na agenda urbana, uma vez que foi a única do evento no tema.

Começamos o Curso de Caminhabilidade e Transformação das Ruas com o Sesc Avenida Paulista para avaliar a Rua Leôncio de Carvalho

Entre novembro e dezembro será realizado o curso junto ao Sesc Avenida Paulista para comparar e compreender se melhorou a caminhabilidade na rua Leôncio de Carvalho com a reforma que transformou a rua parte em calçadão e parte em rua compartilhada com prioridade de quem está a pé.

O curso acontece em 4 encontros, com dois dias de levantamento na rua em que fazemos contagens de fluxos a pé e veículos, medições da distribuição viária, observação de atividades e o Índice Cidadão de Caminhabilidade do Instituto. Esse mesmo estudo foi realizado há 2 anos atrás antes da reforma e com os resultados será possível comparar. Os resultados serão publicados, entregues às instituições culturais e à prefeitura. Fique de olho!

Ganhamos o Prêmio Bicicleta Brasil pelo projeto Pedalando Juntas

O Prêmio é uma iniciativa de reconhecimento e divulgação de boas práticas que incentivem o uso da bicicleta visando à melhoria das condições de mobilidade urbana. O Programa Bicicleta Brasil é promovido pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e está vinculado ao Selo e Prêmio Bicicleta Brasil.

Ficamos em terceiro lugar na Categoria de Sistemas de Informação e Redes. O Pedalando Juntas, que está sendo implementado na comunidade da Peinha, é o primeiro programa de bicicletas comunitárias em uma periferia de São Paulo. O programa conta com 10 bicicletas para empréstimo, o foco é promover a conexão, principalmente de mulheres e crianças, com o novo parque linear na margem do rio, que fica a apenas 5 minutos da Peinha.

O Pedalando Juntas é uma iniciativa do Lab Rio Pinheiros, do Instituto Caminhabilidade com o Metrópole 1:1, com parceria da Associação de Moradores Jardim Santo Antônio na Peinha. E teve ainda a parceria do Instituto Aromeiazero e Ameciclo, e apoio da Tembici pelo edital Vai Longe.

“Infância nas cidades: como ruas e bairros podem ter mais segurança e diversão” — Terra

Demos entrevista para o portal Terra que abordou soluções para cidades melhores para as crianças, na qual a gente apontou a caminhabilidade como uma cidade que as crianças podem ter autonomia para se desenvolver.

“É preciso pensar em áreas com bancos para sentar, descansar e contemplar, áreas sombreadas com árvores para mais conforto térmico, bebedouros, banheiros de fácil acesso e áreas interativas, que aguçam o brincar”, explica Leticia Sabino, citando uma das iniciativas que cidades podem copiar, como a Paulista Aberta.

A matéria está bem completa, apresentando guias, projetos e livros sobre o tema. Leia AQUI !

”Quase 100% das mulheres de baixa renda têm medo de andar a pé, mostra pesquisa” — Folha de São Paulo

Demos entrevista para a matéria da Folha que apresentou os dados da triste realidade do caminhar como mulher feita pelo Instituto Locomotiva.

A matéria destacou que 97 em cada 100 mulheres das classes C, D e E tem medo de andar a pé, sendo que 89% aponta ter medo de ser estuprada. Mas que não tem opção a não ser andar com medo, 50% das mulheres dizem andar por caminhos que tem receio todos os dias.

Leticia Sabino, diretora presidente do Instituto Caminhabilidade, apontou na entrevista que as mulheres têm uma mobilidade mais complexa ao serem ainda as principais cuidadoras, mas que tem uma cidade “menor” para cessar junto pelo medo que diminui os espaços e horários de circulação a pé.

Por isso, não é possível promover cidades mais caminháveis sem a perspectiva das mulheres. Leia na íntegra AQUI

5 exemplos de iluminação da escala das pessoas a pé

Cidades com iluminação voltada para as pessoas criam condições para utilizar os espaços públicos, principalmente à noite, e favorecem a percepção de segurança, principalmente para mulheres e meninas. A ocorrência de crimes pode diminuir em até 20% com investimentos na iluminação, em comparação à redução de 5% de sistemas de vigilância por câmeras (ITDP, 2018).

Apresentamos 5 exemplos de lugares no Brasil com iluminação voltada para as pessoas. Cidades iluminadas são mais seguras, inclusivas e estimulam o uso dos espaços públicos, deixando as ruas mais acolhedoras e democráticas! Veja AQUI

VEM AÍ

3 Seminário Internacional Segurança Viária da SENATRAN

Selo de Direitos Humanos com o Caminhando Juntas

--

--

Instituto Caminhabilidade
Instituto Caminhabilidade

Written by Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática

No responses yet