Fizemos a primeira reunião do projeto de Pesquisa de Governança e iniciamos curso sobre mapeamento de rua e Wayfinding no Sesc [Por Onde Andamos em Março]
📍Realizamos a Primeira reunião do projeto de Pesquisa de Governança, finalizamos o projeto de Caminhabilidade em Goiânia e Iniciamos o curso no Sesc
Apoie cidades mais caminháveis!
Nos ajude a criar mais políticas de abertura de ruas, construir cidades boas para respirar, seguras para mulheres, antirracistas e CAMINHÁVEIS! Qualquer valor é bem-vindo!
Primeira reunião do projeto de Pesquisa de Governança para caminhabilidade com parceiras no Reino Unido e em Moçambique
Começamos o projeto de pesquisa em parceria com A Unidade de Planejamento de Desenvolvimento de Bartlett (DPU) da University College London (UCL), coordenado pelo professor Daniel Oviedo e com o Observatório de Mobilidade e Transportes (OMT) de Moçambique.
O projeto irá pesquisar a Integração da caminhada como modo de transporte na tomada de decisões urbanas a partir de uma perspectiva interseccional de gênero.
Para isso, fizemos a primeira reunião de capacitação na metodologia da Teia da Institucionalização que será usada para estudar três municípios do Brasil que participaram do Prêmio Cidade Caminhável.
Finalizamos o projeto de Caminhabilidade em Goiânia e apresentamos os resultados
Finalizamos o projeto de Caminhabilidade em Goiânia e apresentamos as propostas de melhorias com base no diagnóstico realizado. O objetivo é destacar ações que as empresas contratantes podem implementar e solucionar de forma imediata, a fim de tornar o trajeto e local analisados mais caminháveis e acolhedores para mulheres e meninas, e consequentemente, para todas as pessoas.
Dentre algumas soluções, propusemos a implantação de sinalização no entorno e nos espaços públicos, conectando com o parque, retirada de vagas de estacionamento para ampliação de calçadas, transformação de espaços residuais em praças, entre muitas outras.
Quer realizar diagnóstico de caminhabilidade no seu entorno? Nos escreva para conversar e fazer proposta.
Iniciamos o curso sobre Mapeamento de rua e Wayfinding no Sesc
Em março, iniciamos o curso inédito de Mapeamento de Rua e Wayfinding no Sesc Avenida Paulista. Durante os encontros, exploramos o conceito de “cidade em 15 minutos”, analisando sua aplicação prática em países da Europa e da América Latina. Além disso, realizamos o mapeamento de referências ao redor da Avenida Paulista, que servirá de base para criação de uma placa de sinalização que será instalada no Sesc no segundo semestre.
O objetivo é fortalecer iniciativas que visem informação de orientação para quem está a pé, gerando segurança, autonomia e promovendo cidades mais caminháveis que conversem com as pessoas. Em breve enviaremos o resultado.
Fizemos o Primeiro Encontro da Rede Cidade Caminhável em 2025 — Panorama da Caminhabilidade no Brasil pelos Resultados do Prêmio Cidade Caminhável
No primeiro encontro virtual de 2025 da Rede Cidade Caminhável tivemos um bate papo com nossos participantes sobre como andam os projetos voltados para a caminhabilidade em suas cidades e se houve mudança nas gestões de governo. Como apresentação, compartilhamos os resultados do Relatório do Prêmio Cidade Caminhável dos anos anteriores (2021 e 2023), traçando um Panorama da Caminhabilidade no Brasil. Tivemos uma discussão muito interessante sobre diretrizes para criação de cartilhas de calçadas e o equilíbrio entre acessibilidade e drenagem, o que nos rendeu muitas ideias para futuros temas para a rede.
Acesse o relatório completo do Prêmio Cidade Caminhável AQUI.
Saímos na publicação da Euroclima: Vozes de mulheres que lideram a transição verde e justa na América Latina e no Caribe
A publicação tem como objetivo apresentar uma visão geral dos desafios enfrentados pela ação climática na América Latina e no Caribe, além de destacar o papel fundamental das mulheres, em toda a sua diversidade, como agentes de transformação. O programa conta com a participação de 25 mulheres de diferentes países da região, que compartilham suas contribuições a partir de diversas perspectivas e atuações.
Em sua colaboração, a diretora do Instituto, Leticia Sabino, relata sobre os desafios de promover cidades mais caminháveis e focadas no cuidado e nas mulheres.. Ela aponta que a cidade para as mulheres é menor em termos de território e tempo por causa do medo. “Mulheres com ou sem filhos, jovens, velhas, negras, da periferia, de diferentes sexualidades e grávidas, todas têm que ser protagonistas na avaliação do espaço público e na construção de soluções”, destaca.
Fomos destaque no Estadão Mobilidade, Mobilize e no Observatório da bicicleta com o projeto Pedalando Juntas
As reportagens publicadas no mês de março contam o que é a iniciativa e a sua importância para promover o acesso a espaços naturais para as comunidades. A matéria mostra que a iniciativa, que teve início em outubro de 2024, já conquistou, principalmente, as crianças de Peinha, que costumam sair em conjunto para pedalar no bairro. A comunidade fica ao lado da Ponte João Dias e do Rio Pinheiros e fizemos o piloto do projeto de bicicletas compartilhadas pela comunidade e para a comunidade.
Leia aqui: Estadão, Mobilize e Observatório.
Cidades em Retratos agora está disponível no Youtube
Agora você pode conferir a matéria completa que a Leticia Sabino deu à coluna Cidade em Retratos, produzida por Arthur Covre para a rádio Band News FM em comemoração ao aniversário da cidade. Ela compartilhou as mobilizações sociais que estão por trás dessa grande conquista, que em 2025 completará 10 anos. Confira a reportagem completa AQUI.
Acesse a publicação completa Aqui.
5 projetos que fizemos para cidades para mulheres
No dia da mulher, compartilhamos alguns dos projetos do Instituto Caminhabilidade voltados para uma cidade mais caminhável, segura e acessível para todas as mulheres e meninas
Dentre nossas iniciativas, destacam-se metodologias participativas, como o Caminhar Afro Feminino em Salvador e o Mulheres Caminhantes em São Paulo, além de materiais informativos, como o podcast Mulheres Caminhantes. Também nos envolvemos em ações de urbanismo tático com foco na representatividade feminina, como a pintura na Ladeira Porto Geral, e oferecemos consultorias, como a realizada para o Plano do Centro do Recife.
Destacamos a atuação feminina do mês dedicado às mulheres.
Ao longo do mês de março, produzimos três vídeos especiais, com reflexões sobre como tornar as cidades mais acolhedoras para mulheres e meninas, a partir da visão de quem está na luta pela transformação desses espaços.
Os vídeos foram gravados em 2024, durante o Walk 21 em Lisboa, e conta com a participação de Clarisse Linke, Diretora do ITDP Brasil, a antropóloga Sônia Lavadinho e Sara Ortiz da cooperativa Col·lectiu Punt 6, de Barcelona.
VEM AÍ
Oficina Cola na minha Rua
Em abril iremos imaginar e transformar nossas ruas com colagens e desenhos, enquanto refletimos sobre como tornar o espaço público mais acolhedor para todas.
A atividade será realizada no calçadão da rua Leôncio de Carvalho, na frente do Sesc Av. Paulista, e é aberta para todas as idades!
O objetivo é refletir e estimular a imaginação sobre o espaço urbano, com foco na Avenida Paulista e na Rua Leôncio de Carvalho.
Datas:
- 06/04 (domingo)
- 19/04 (sábado)
- 20/04 (domingo)
- 21/04 (segunda-feira)
Horário: Das 14h às 16h, na Boulevard. Para mais informações, acesse aqui!