Dia Mundial do Pedestre: entrevistas, Semana do Caminhar e encontros pelo Brasil [Por Onde Andamos em Agosto]

Instituto Caminhabilidade
7 min readSep 12, 2024

--

📍 Caminhamos muito na Semana do Caminhar — Perifa a Pé e nossos conhecimentos em caminhabilidade repercutiram na mídia e nas redes sociais

Apoie cidades mais caminháveis!

Nos ajude a criar mais políticas de abertura de ruas, construir cidades boas para respirar, seguras para mulheres, antirracistas e CAMINHÁVEIS! Qualquer valor é bem-vindo!

CLIQUE AQUI PARA APOIAR DE FORMA RECORRENTE!

Dia Mundial do Pedestre

No dia 08 de agosto, comemoramos o Dia Mundial do Pedestre! A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, deu entrevista para a CBN e o Estadão Mobilidade.

Na CBN, Leticia entrou ao vivo para conversar sobre a caminhabilidade nas cidades, tanto nas periferias quanto nas regiões centrais, abordando a falta de infraestrutura e como isso pode ser melhorado, com soluções como a redução de distâncias aos serviços essenciais e a criação de ruas compartilhadas.

Além disso, falou que a principal forma de deixar as ruas seguras é estimular que tenham pessoas nelas, e como as candidatas devem se comprometer com a pauta nas eleições. Clique AQUI para assistir!

Já no Estadão Mobilidade, fomos capa do caderno com reportagem que fala sobre o Panorama da Caminhabilidade no Brasil nos 10 anos após a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012 a 2022).

Os dados fazem parte da análise que fizemos dos 57 projetos inscritos no Prêmio Cidade Caminhável em 2021 e 2023. A matéria entrevista Leticia, que comenta sobre o protagonismo local, a falta de apoio do Estado e do governo federal às políticas de caminhabilidade, e sobre as leis para pedestres, como o Estatuto do Pedestre de São Paulo.

“As cidades começaram a fazer projetos de caminhabilidade, mas não pararam de priorizar os automóveis. É ambíguo e controverso, enquanto os municípios investem em mobilidade ativa, eles também criam avenida, viadutos e ainda direcionam muito dinheiro para asfalto” — Leticia Sabino, Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade.

Clique AQUI para ler na íntegra.

Realizamos a Semana do Caminhar 2024: Perifa a Pé

De 04 a 10 de agosto, diversas cidades brasileiras estiveram envolvidas em caminhadas, lives, oficinas, passeios, palestras e outras atividades na Semana do Caminhar. Na próxima newsletter, vamos publicar o relatório do evento. Fique ligada!

Foi publicada a campanha temática, que foi um sucesso e trouxe reflexões sobre como é andar a pé pelas periferias brasileiras, destacando as potencialidades e abordando os principais desafios e soluções!

Fizemos um vídeo explicando o evento e o que é caminhabilidade e como ela pode ser alcançada. Assista abaixo!

Além disso, organizamos uma conversa sobre soluções e propostas para Clima e Mobilidade, principalmente nas periferias, com a candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral na Ocupação 9 de Julho. Jovens do programa Vozes Climáticas, do Perifa Sustentável, fizeram perguntas para a candidata sobre sustentabilidade, mobilidade ativa e os desafios climáticos da cidade, com foco nas perspectivas das periferias.

A candidata também assinou a carta compromisso pelo desenvolvimento da cidade priorizando as pessoas, territórios e o caminhar, co-construída pelo Instituto Caminhabilidade e Perifa Sustentável, com a participação da Ciclocidade.

É candidata e quer assinar? Faça o download AQUI, assine digitalmente ou manualmente e envie pelo formulário. A carta traz 6 pontos e metas para alcançar uma São Paulo sustentável, antirracista e segura para caminhar.

Fizemos o 8º encontro virtual da Rede Cidade Caminhável, que teve como tema Urbanismo Tático para Segurança Viária

Michelle da Silveira Rosa, Coordenadora na EMDEC e na SETRANSP, apresentou o Programa Revivacidade Delphino Cintra, da Prefeitura de Campinas, e Eveline Trevisan, Assessora para Mobilidade Sustentável na Superintendência de Mobilidade (SUMOB), apresentou o projeto Intervenção Temporária Zona 30 Confisco, da prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Alguns destaques de ambos projetos são o envolvimento com outras iniciativas sociais e humanas, como feiras de empreendedorismo para mulheres; comunicação com a comunidade para explicar os projetos através de folders, banners e cartazes; avaliações de impacto realizadas antes e depois da implementação; programas de sustentabilidade, como reciclagem de resíduos sólidos e soluções baseadas na natureza (ex: jardins de chuva).

Agradecemos a participação e as perguntas de todas as pessoas! Para saber mais sobre as iniciativas, acesse o mapa de projetos no site premiocidadecaminhavel.org.

Fizemos a primeira oficina do projeto Pedalando Juntas com as moradoras da comunidade da Peinha

Definimos como será o funcionamento do sistema de bicicletas coletivas, incluindo horários, uso das bicicletas, manutenção e outros detalhes importantes.

Mais de 10 pessoas estiveram presentes e foi unânime a resposta de que elas se sentiriam estimuladas a ir ao Parque Bruno Covas — que fica a apenas 5 minutos da Peinha — se tivessem bicicletas para aluguel gratuito. Conversamos também sobre perspectiva de gênero, como ter cota de bicicletas para meninas e mulheres e a importância da cestinha ou cadeirinha. Para saber mais sobre o projeto, acesse o Instagram do Lab Rio Pinheiros!

Fomos à Brasília no evento Construindo Cidades Feministas com especialistas da América Latina

A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, apresentou o Instituto e nossa atuação em prol de cidades feministas em uma dinâmica na qual 9 iniciativas se apresentaram no formato de pitch, gerando diálogos entre as participantes sobre como colaborar juntas.

Ela também participou de dinâmica de análise dos espaços públicos desde a perspectiva do cuidado, que levou a discussões muito interessantes sobre a falta de estruturas para sentar, conforto térmico, e a falta de uso misto, o que faz com que a cidade não cuide das pessoas e nem viabilize que elas se cuidem e cuidem de outras pessoas.

O evento é uma continuidade do Women Mobilize Women que a Leticia esteve presente em 2018 em Leipzig, na Alemanha, a convite da Giz. Tanto a Leticia quanto o Instituto estão nas publicações Remarkable Women in Transport 2020 e Remarkable Feminist Voices in Transport 2023 da Global Alliance for Feminist Transport. O encontro também teve a parceria da SEMOB do Ministério das Cidades e do ITDP Brasil.

Participamos do Fórum de Mobilidade Urbana da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo

A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, falou sobre deslocamentos a pé, lembrando que são majoritariamente feitos por mulheres, que levam filhos à escola, trabalham, fazem compras e cuidam de seus lares. O evento foi organizado em parceria com o Mobilize Brasil e a rede Alumni FGV EAESP.

“O planejamento dos transportes considera só os deslocamentos ‘produtivos’ para o trabalho, mas os deslocamentos de cuidado são muito mais variados e encadeados”, explicou.

Participaram do evento o diretor do programa da FGV Cidades Ciro Biderman; a pesquisadora do mesmo centro Eliana Mello; o engenheiro Normano Ribeiro e o fundador e diretor do Mobilize Brasil, Ricky Ribeiro.

Fizemos uma collab com o The Summer Hunter sobre cidades boas para caminhar

A página no Instagram, que tem mais de 300 mil seguidores, fez uma publicação sobre o que vem sendo feito para melhorar a caminhabilidade nas cidades brasileiras.

Além disso, citou elementos da boa caminhabilidade, como equipamentos de qualidade; espaços verdes; sensações individuais de segurança, acolhimento e conforto térmico; redução da área destinada aos veículos motorizados; e medidas de acalmamento de tráfego. Por fim, trouxe uma provocação se as cidades das pessoas são boas para caminhar e muitas seguidoras comentaram, trazendo exemplos dos locais onde vivem e quais obstáculos encontram ao andar nas ruas. Acesse AQUI a publicação!

Rede Sistemas Seguros

Continuamos nossa articulação com as organizações da Rede Sistemas Seguros, uma iniciativa de entidades que pede a aprovação do projeto de lei 2789/2023, que propõe a redução da velocidade para diminuir as mortes no trânsito.

Em agosto, foram publicados três posts: um que apresenta as 10 organizações que fazem parte da rede, outro que foi postado no Dia Mundial do Pedestre sobre a sensação de falta de segurança ao caminhar pelas ruas e outro que explica como tramita um projeto de lei.

OUTROS PASSOS

Fomos ao 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias em Jundiaí (SP)

Acompanhamos palestras no evento que contou com a participação do pedagogo Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças. Além disso, reencontramos parceiras das equipes das prefeituras de cidades integrantes da Rede Cidade Caminhável e visitamos novamente Jundiaí, onde estivemos em 2022 para gravar o vídeo do projeto Plano de Bairro Novo Horizonte e Região, vencedor do Prêmio Cidade Caminhável.

VEM AÍ

  • Em setembro, vamos publicar dois relatórios importantes: o da Semana do Caminhar 2024: Perifa a Pé e o do Prêmio Cidade Caminhável, que vai trazer todos os dados da análise dos projetos inscritos. Fique de olho nas nossas redes sociais!

--

--

Instituto Caminhabilidade

ONG liderada por mulheres | Desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade | Busca equidade de gênero e enfrenta a crise climática