+ de 20 cidades impactadas, ida a Fortaleza e vários eventos [Por onde andamos em fevereiro e em 2023]
📍 Conversamos com parceiras de várias cidades sobre como tornar os ambientes mais caminháveis e afetivos, e comemoramos o Carnaval e o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
Buscamos voluntária para colaborar nas redes sociais
As atividades incluem elaborar ideias de vídeos e publicações, produção e edição de reels, programação de posts, produção de stories, mapeamento de influencers em temas relevantes e elaboração de legendas para o Instagram e conteúdos resumidos para o WhatsApp e Telegram
Se identificou e quer colaborar com a gente? Preencha o formulário AQUI até o dia 11/03! A previsão para o início da atuação é no mês de abril.
Publicamos nosso relatório anual com as conquistas e números de 2023!
Em 2023, demos muitos passos pelo mundo — fomos até Kigali, na Ruanda! — e realizamos vários projetos nas cidades brasileiras!
Mudamos nossa identidade para contemplar melhor o que nos tornamos nesses 11 anos de atuação e viramos o Instituto Caminhabilidade.
Participamos de vários eventos nacionais e internacionais, integramos novas redes e fortalecemos antigas. Fizemos uma atuação mais intensa para nos aproximar e criar laços com o governo federal e locais.
Impactamos milhares de pessoas nas redes sociais e produzimos muito conteúdo informativo e autoral sobre caminhabilidade. Além disso, nossas matérias repercutiram em vários veículos de mídias grandes e especializados.
Realizamos novamente a Semana do Caminhar e fizemos a segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável, onde conhecemos iniciativas de caminhabilidade em muitas cidades brasileiras.
Seguimos construindo o Laboratório Rio Pinheiros e levamos os resultados do projeto Caminhando Juntas para discussão com o poder público. Dentro disso, nos mobilizamos para evidenciar a urgência de instalar uma travessia de pedestres segura até o acesso ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros pela ponte João Dias.
Veja e reveja todos os caminhos que construímos e por onde andamos em 2024 no Relatório Anual AQUI.
Ministramos aula na PUC Lima (Peru)
A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, participou de aula online sobre caminhabilidade na Pontifícia Universidade Católica do Peru. Leticia falou sobre os projetos do Prêmio Cidade Caminhável, para que as referências de transformação de caminhabilidade sejam latinoamericanas.
Participamos de evento na USP sobre cultura, cuidado e regeneração dos rios urbanos
A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, falou em mesa sobre gênero, margens dos rios e afetividades, com base no trabalho que o Instituto Caminhabilidade vem realizando nos últimos anos no entorno do Rio Pinheiros, tanto no âmbito do Laboratório Rio Pinheiros, quanto do Caminhando Juntas. No projeto, foi feito um processo de escuta e diagnóstico dos acessos ao Parque Bruno Covas Novo Rio Pinheiros com mulheres que moram nas comunidades ao redor para conseguirmos viabilizar a qualificação da natureza na cidade junto com a perspectiva de gêneros e acessos. O encontro foi organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, e foi muito importante e inspirador. Clique AQUI para saber mais sobre o Lab Rio Pinheiros e confira os resultados do Caminhando Juntas AQUI. Assista abaixo:
Fizemos o 2º encontro virtual da Rede Cidade Caminhável, que teve como tema Parques lineares: transformando locais sem função em espaços de encontros e conexão por mobilidade ativa
Swami Lima, arquiteto e urbanista e assessor de projetos especiais de Caruaru, apresentou o projeto “Via Parque Caruaru” — vencedor do Prêmio Cidade Caminhável em 2021 na categoria Cidades Médias. Raquel do Vale, arquiteta e urbanista e Coordenadora do Laboratório da Cidade Sustentável da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, apresentou o projeto “Requalificação do Parque Rachel de Queiroz”.
Alguns destaques de ambos projetos são grande impacto econômico e social, com a ocupação de microempreendedores, requalificação das áreas com os equipamentos e as pessoas que já estavam lá, sem desapropriar a população e grande impacto social para mulheres e crianças, já que são ambientes seguros e educativos, o que aumentou o uso à noite. Foi uma troca muito inspiradora e participaram mais de 20 pessoas de diversas cidades do Brasil! Para saber mais dos projetos acesse o mapa de projetos.
Conheça o projeto de Via Parque Caruaru no vídeo disponível no Youtube do Instituto Caminhabilidade e no podcast.
Participamos de reunião com gestoras da Prefeitura de Fortaleza
A Diretora-Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, encontrou com a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, e a arquiteta e urbanista e Coordenadora do Laboratório da Cidade Sustentável da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Raquel do Vale. Luciana liderou a equipe responsável pelo Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza, vencedor do Prêmio Cidade Caminhável em 2021. Também foi feita reunião com Laura Janka, Diretora de Planejamento do Iplanfor. Os encontros tiveram como objetivo estreitar laços e marcar visitas aos projetos que a cidade vem realizando para melhorar os espaços públicos e a caminhabilidade.
Fomos tema de questão do ENADE 2023
A questão 5 da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que avalia os cursos de ensino superior brasileiros, abordou as sensações das mulheres no espaço público e nos meios de transporte, principalmente em relação à insegurança de gênero.
Os dados são do Relatório de Análises, Resultados e Recomendações do projeto Mulheres Caminhantes!, realizado em 2018 pelo Fórum de Mulheres da Zona Norte, Rede MÁS e Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no Terminal Santana, Zona Norte de São Paulo. É inspirador ver a caminhabilidade sendo pauta dentro da educação brasileira, principalmente do ponto de vista de como é ser mulher e caminhar nas ruas. Saiba mais sobre o Mulheres Caminhantes! AQUI!
Viu mais alguma questão em provas com nossos conteúdos? Manda para a gente.
Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, data da morte de Sepé Tiaraju, falamos sobre a presença e a representatividade de pessoas indígenas nas cidades brasileiras.
Segundo o Censo do IBGE de 2022, 9 a cada 10 cidades têm habitantes indígenas. O Norte concentra 45%, seguido do Nordeste, com 31%. Alguns grupos conseguem manter seus hábitos ancestrais e culturais, mas muitas pessoas de origem indígena vivem em contextos urbanizados e distanciados da terra, muitas vezes de forma forçada por motivos como invasão e destruição de suas terras, falta de trabalho, escassez de terras produtivas por causa das mudanças climáticas, entre outros.
É urgente resgatar e valorizar nossas raízes indígenas para melhorar nossa relação e “pisar suavemente na terra” (Ailton Krenak), ou seja, em respeito ao planeta e seus elementos. Confira AQUI a publicação completa!
Eu sou caminhante e é claro que…
No Carnaval, elencamos atitudes típicas de caminhantes durante a comemoração, como andar quilômetros atrás dos cortejos ou saber de cor o caminho dos blocos pela cidade! Veja o vídeo AQUI e já nos siga no TikTok!
Coluna Caos Planejado: Não podemos repetir o erro de construir passarelas e viadutos!
Falamos sobre a falência das passarelas de pedestres e dos viadutos e como viraram elefantes brancos em várias cidades brasileiras, como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Trouxemos soluções para essas estruturas e exemplos de cidades que já deram outras utilidades para elas, como bibliotecas e jardins públicos. Leia AQUI.
OUTROS PASSOS
Encontro Melina Ruar
Fizemos uma conversa com Melina Danza, Psicóloga arquetípica e Arteterapeuta especialista em criatividade, fundadora do projeto Ruar, que propõe caminhadas exploratórias críticas e estéticas pela cidade de São Paulo. Conversamos sobre a insegurança das mulheres para andar a pé, sobre o caminhar como processo de ocupação das ruas e sobre firmar parcerias entre projetos focados em caminhabilidade, principalmente para a Semana do Caminhar 2024.
VEM AÍ
Mês das mulheres
- No mês de março, são comemorados o Dia Internacional da Mulher, Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, Dia Internacional contra a Discriminação Racial e Dia Mundial da Infância. Vamos produzir conteúdos nas nossas redes sociais sobre todas essas datas, com a temática central de caminhabilidade com perspectiva de gênero. Acompanhe!